Skip to content

Apresentação

O Grémio Hebraico é uma ordem independente de carácter judaico, cujos membros cultivam os valores da ética judaica, com base nos princípios de Torah, Avodah e G’milut Hassadim. Procura com base destes valores discutir os problemas, defeitos e virtudes do Povo Judeu em Israel e na Diáspora, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento intelectual e fraternidade entre os judeus portugueses e respectivas comunidades judaicas em Portugal.

Defendemos que o respeito pela nossa História está no génese da sucessão da herança judaica: histórica, cultural e religiosa. Para tal é imprescindível o incentivo de um estudo abrangente de todos os grandes momentos históricos do povo judeu de forma a esclarecer os outros povos de onde vimos, onde estamos e para onde vamos. Acreditamos ser essa a solução para o respeito e cordialidade universal para com o povo Judeu.

A sinagoga é a base fundamental do crescimento espiritual, intelectual e social do povo Judeu. Cabe-nos revogar o papel da sinagoga somente como local de oração, mas também de estudo e reunião.

A dimensão da comunidade judaica não pode ser pretexto para o desinteresse e passividade e defendemos que só com interesse pro activo poderemos restabelecer a força da Herança Judaica em Portugal. O Grémio Hebraico torna-se assim um instrumento proveitoso de dinamização, divulgação e promoção do Judaísmo e ser uma égide para com a Herança Judaica.  

 

13 de Adar II de 5768 (2008 EC)

A Comissão fundadora

%d bloggers like this: